Em uma quadra de chão batido na periferia de Sena Madureira, mais precisamente no bairro Vitória, o menino Thales Falcão dava os primeiros passos no vôleibol, esporte que apesar de praticado na região não é tão popular como o futebol por exemplo. Ali iniciava uma trajetória inspiradora, que em uma entrevista exclusiva cedida ao jornalista Ricardo Amaral do site “Tá no Foco” o Jogador de Vôlei profissional, Thales Falcão, conta com riqueza de detalhes.
A DESCOBERTA DA PAIXÃO PELO VÔLEIBOL
“Eu era apenas um menino magrelo, bem mais alto que os demais garotos do meu bairro, até tentei praticar outros esportes mas além de não ter boa performance, também não me identifiquei com nenhuma modalidade”. Assim Thales começou a contar sua história. Um dia porém, ele conheceu o voleibol, no início era apenas uma brincadeira entre amigos no bairro acima mencionado.
Mas não é que o jovem pegou gosto pelo esporte, começou a assistir jogos tanto da seleção brasileira, como da superliga ( ele nem imaginava que um dia atuaria na principal competição de vôlei do país). Da quadra de terra, Thales começou a jogar na quadra da Praça 25 de Setembro, no centro da cidade, a principal do município.
ERA HORA DE O HOBBY SE TORNAR PROFISSÃO
Thales conta que com o passar do tempo viu no esporte a chance de buscar uma vida melhor, mas para que isso fosse possível, ele precisava atuar nos grandes centros, mas como fazer isso ? Se as condições financeiras não permitiam. “Eu tinha certeza que o vôlei poderia transformar minha vida, mas isso não iria acontecer na minha cidade Natal, comecei a ver uma forma de sair do Acre em busca dos meus objetivos”, disse.
No entanto em uma conversa com um empresário de Sena Madureira, que posteriormente se tornou prefeito, (Mazinho Serafim), Thales encontrou o apoio que tanto precisava para despontar à nível de Brasil. Mazinho não só ajudou com as passagens, mas também com a hospedagem nos primeiros seis meses. “Eu jamais vou esquecer o que o prefeito Mazinho fez por mim, ele foi a resposta de Deus para minha vida no momento em que eu mais precisei”, frisou o jovem emocionado.
O primeiro destino foi o Estado do Paraná para atuar pela equipe Caramuru Vôlei, uma realidade bem diferente do que o atleta conhecia, principalmente com relação ao clima. “Como em todos os esportes a gente encontra certas dificuldades de adaptação, sobretudo com relação ao clima, tendo em vista que eu saí de um estado com temperaturas altas para jogar no Paraná, um dos estados mais frios do país”, relembra.
A vontade de vencer na vida foi maior que qualquer circunstância, o jovem senamadureirense mostrou bom desempenho nos treinamentos e logo se tornou um dos destaques da equipe paranaense, chegando à conquistar por três anos consecutivos o título estadual, e classificando a equipe para a Superliga, após vencer a Superliga B. Após o sucesso, Thales foi contratado pelo Itapetininga de São Paulo, não podendo jogar a Superliga pela sua equipe anterior.
O MENINO AMADURECEU E SE TORNOU PAI DE FAMÍLIA.
Antes do ápice em sua vida profissional, Thales vivenciou um amadurecimento na vida pessoal quando conheceu a jovem Cintia Gentile com quem casou e constituiu família. Um dos momentos mais marcantes, segundo ele, foi o nascimento da sua filha, a pequena Maria Falcão. “O nascimento da minha filha foi um momento muito especial para mim, acredito que a paternidade me tornou uma pessoa melhor em todos os aspectos”, salientou.
A REALIZAÇÃO DO GRANDE SONHO: ESTREIA NA SUPERLIGA DE VÔLEI
Após vencer vários obstáculos durante a carreira, Thales ressalta que já havia bastante motivos para agradecer, mas o seu grande sonho que representa o ápice para qualquer atleta de vôlei ainda não tinha se tornado realidade: Atuar pela Superliga, a principal competição do País.
Mas graças ao seu esforço e a ajuda de Deus, o grande dia chegou. O Atleta foi contratado pelo São José, time do Interior de São Paulo e semanalmente duela com os principais atletas do país na Superliga de Vôlei Masculino. Além disso, ele também é Sargento e atleta do Exército Brasileiro, tendo a honra de representar o Brasil em competições mundiais.
Essa é a coroação para uma trajetória de superação que inspira milhares de jovens Brasil a fora, de família humilde que sonham em vencer na vida através do esporte. Thales Falcão, uma história escrita pelo dedo de Deus.